Site

Venda de carros usados foi seis vezes mais que a de carros novos

3 de outubro de 2021
admin

O mercado de veículos novos terminou o ano de 2021 com crescimento de vendas abaixo do esperado. Segundo o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) foram vendidos apenas 2,1 milhões de veículos leves e pesados emplacados.

O crescimento é considerado frustrante para o setor, uma vez que a Anfavea (associação das montadoras) previa crescimento de 15% nas vendas em relação a 2020.

O baixo crescimento é reflexo da escassez de peças enfrentada pe lo setor no ano passado. Por consequência, cerca de 300 mil automóveis deixaram de ser produzidos. Algumas peças chegaram a sofrer aumento em torno de 161%.

Esse aumento, desencadeou no crescimento da procura por seminovos. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o crescimento das vendas de veículos usados chegou a 18,5% em 2021.

Entre todos os veículos vendidos no Brasil, os automóveis com até 3 anos de fabricação representaram cerca de 11,9% do total acumulado geral. Em 2021 foram vendidas cerca 11,2 milhões de unidades de automóveis usados, quase seis vezes mais que a comercialização de dos carros zero quilômetro.

A solução para quem deseja adquirir um veículo, de forma segura e por um preço acessível é investir em leilões. É possível encontrar veículos que estejam de 30% a 50% mais baratos do que os valores estabelecidos na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Os leilões oferecem uma grande variedade de veículos, para todos os gostos e todos os bolsos. Além disso, os seminovos ainda podem possuir o IPVA mais baixo, permitindo que o proprietário economize não somente no momento da aquisição, mas também, no pagamento dos impostos, além disso auxilia o descarte irregular de peças automotivas e abandono de veículos.

Por isso, antes de comprar um veículo novo, é recomendado pesquisar por modelos similares no site da Hisa Leilões. Desta maneira, adquirir um veículo não pesará tanto no bolso e não impactará diretamente no meio ambiente.